domingo, 27 de dezembro de 2009

Equilibre-se

Hoje recebi uma mensagem sobre a mente e o funcionamento do cérebro. Resumidamente, o lado esquerdo do cérebro está associado ao intelecto e produz pensamentos objetivos, diretos, realistas, poderosos e dominantes. E que o lado direito do cérebro está associado à intuição e produz pensamentos criativos, flexíveis, divertidos, visuais e abstratos.Quando estamos no trabalho, costumamos utilizar o lado esquerdo do cérebro a maior parte do tempo. Mas é o lado direito que poderá oferecer uma idéia totalmente nova, uma possibilidade fora dos padrões estabelecidos. Só que o lado direito do cérebro é "tímido" e só entra em ação se for convidado. Para convidarmos o lado direito do cérebro a funcionar, precisamos exercer atividades que o lado direito comanda, como por exemplo: sair para passear, fazer exercício, escutar ou tocar música, desenhar, rir.

Eu e Lucas brincando de escorregar na neve. No Prospect Park faça chuva, faça sol ou neve sempre tem gente aproveitando e exercitando o lado direito do cérebro.

Percebi com isso que no passado eu exercia somente o lado esquerdo do cérebro e abafava o lado direito. Esse ano foi um ano de investimento no meu lado direito do cérebro, fazendo coisas novas, vivendo em um país diferente, falando uma língua diferente, escrevendo, tirando fotos, sorrindo, desenhando, voando no trapézio, fazendo novas amizades... Está sendo muito bom liberar esse outro lado e descobrir quão grande é minha capacidade.

E não pense que você não pode fazer isso, comece com atividades simpes e de vez em quando arrisque mais um pouquinho. Uma atividade simples e rápida é fazer um desenho, de preferência utilizando a mão que você não utiliza para escrita.

Para essa semana, a última do ano e da década, proponho a seguinte atividade: pense no que você quer para o próximo ano nas perspectivas de saúde física, mental, família, sociedade e financeira. Separe algumas revistas e procure figuras inspiradoras e que reflitam seu desejo nessas áreas. Corte-as, faça uma colagem em uma cartolina e deixe-a em um lugar vísivel. Depois volte aqui e conte como foi!

Um Feliz e Equilibrado Ano Novo!!!


PS: A última foto não é da minha colagem, é o trabalho de uma criança chamada Adriana Berg, que mora em Portland, Oregon. É claro que eu me identifiquei! :)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Tempo de compartilhar

É Natal!!! Para mim, tempo de compartilhar.
Não me refiro a presentes. Ganhar e dar presente é muito bom, mas eu não quero me estressar com compras, lojas cheias e comprar qualquer coisa só para dizer que comprei, e muito menos quero que os outros passem por isso para me presentear.
Natal para mim é compartilhar atenção, carinho, amor, sonhos e expectativas com quem amamos, e também compartilhar esperança com quem mais precisa.
Natal também significa renovar o compromisso de que essas ações sejam realizadas todos os dias!
Natal significa AMOR e LUZ!!! E é isso que desejo a vocês!

Beijos.


SENHOR, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras. (Isaías 26,12)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vida nova


Hoje Enzo, meu sobrinho, completou 6 meses de vida! Estou muito feliz pela esperança, pela paz e pela alegria que essa delícia de vida traz para toda a família.

Hoje também nasceu Hugo e Felipe, filhos da minha amiga Ana Andrea. Esperança, paz e alegria em dobro!

Um dia renovado para você!

Correndo atrás do tempo

Essa semana eu notei que estou sempre reclamando de falta de tempo. Quero fazer tanta coisa que estou sempre achando que fiz pouco, que deveria fazer mais, que não estou aproveitando bem o meu tempo, e por aí vai. Assim vou me sentindo cada vez mais frustada e incompetente.

Fotos da maratona de NY

Uma amiga me fez refletir que quando dizemos "Eu não tenho tempo suficiente" na verdade significa "Eu não tenho atenção suficiente". Parei para pensar e acabei concluindo que é verdade, estou me sentindo carente, sozinha, sem atenção, e para evitar esse sentimento acabo me enrolando em um monte de tarefas, me perdendo nesse mundo e reclamando comigo mesma.

Isso também significa dizer que quando o tempo está faltando, "estar presente" também está faltando. Estar totalmente presente no que está sendo executado no momento. Geralmente fico igual barata tonta, fazendo várias coisas ao mesmo tempo e acabo não me concentrando em nada, vou me perdendo nas atividades. Hoje mesmo eu peguei o metro errado.

Sabendo disso, eu declaro que a partir de agora eu estou presente no tempo presente e aproveitando o momento!!!

E você, qual é a sua relação com o tempo?


"Espírito que cura interiormente, toca o mais íntimo de meu ser, para que eu consiga superar o meu egoísmo, e seja capaz de levar os benefícios de Deus a quem precisa de mim."