sábado, 5 de setembro de 2009

Obstaculos... sao para serem superados

“A maior "batalha" que vivemos não é com os obstáculos da vida, mas com muitos obstáculos que nós teimamos em colocar em nossas próprias vidas...” (comentario do Erick no tema Sorria!)


Por que nos teimamos em colocar obstaculos em nossas vidas? Sim, somos nos quem criamos nossos proprios obstaculos, para nos bloquear, nos fazer mudar de rota, dar passos atras,...

As vezes estou indo tao bem no meu caminho, toda alegre, saltitante e confiante, e de repente, do nada... thum... aparece um obstaculo... que me faz perder o caminho. Dou uns passos para tras para entender de onde apareceu esse indejesado, depois fico dando algumas voltas em circulo, perdida, sem saber para onde ir,... e finalmente, ufa, encontro uma saida.


Eu nao sei ainda porque teimamos em colocar obstaculos em nossas vidas. So sei que eles sempre existirao. So que eu descobri que podemos controla-los, fazendo-os ter impactos cada vez menores em nossas vidas e achando cada vez mais rapido o caminho de transposicao.

Resolvi postar esse tema ao inves de somente responde-lo no comentario, pois ele esta muito presente no meu presente. Quem sabe escrever nao seja a forma de contornar-lo.


O que eh obstaculo hoje para voce? Como voce pode supera-lo?

Sim, eu sei, as vezes os obstaculos sao grandes e dificeis de superar, mas somente reconhecendo-os e encarando-os de frente eh possivel supera-los.

Ah, outra coisa, nao adianta fingir que o obstaculo nao existe, que nao esta vendo e nada fazer. Quanto mais tempo passar, mais forca ele vai ganhando. Portanto, maos a obra, encare-o de uma vez. Nao deixe para amanha.



"Mas eh necessario que permanecais inabalaveis e firmes na fe, sem vos afastardes da esperanca que vos da o evangelho..." (Col 1, 23)

6 comentários:

  1. Meu obstáculo é viver a vida longe do meu filho, que mora hoje com a mãe, longe de onde moro.

    Um filho que sonhei tanto ter e que só vejo a cada quinze dias.

    Realmente não tenho como esconder ou fingir que esse obstáculo não existe, mas, como disse a Adri, aprender a viver com ele e tentar controlá-lo para não tomar conta de mim e me enfraquecer.

    Meu filho precisa saber que tem alguém aqui, longe dele, que o ama muito, e essa pessoa precisa estar forte e preparada para recebê-lo de tempos e tempos. Se eu deixar a fraqueza me controlar, o pouco tempo que tenho pra passar com ele será pouco aproveitado pelos dois.

    É isso aí !!! O primeiro passo é admitir que existem obstáculos. O segundo é lutar para que eles sejam transponíveis e controláveis...

    Um maravilhoso dia a todos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Erick,
    Simplesmente comovente o que voce escreveu! Mostrar nossas vulnerabilidades nao nos torna fracos, pelo contrario, eh como um descarrego, que nos mostra no outro lado nossa forca.
    Obrigada por partilhar!
    Perto ou longe do seu filho, tenha um dia cheio de amor!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. O problema em nossa vida nao sao os obstaculos, quer sejam os que aparecem derepente ou que crescem, ou simplesmente aqueles que colocamos em nosso caminho talvez como uma fuga ou um pretexto para justificar o nosso erro e fraquezas.
    O problema consiste na falta de mudanca! Os obstaculos nao sao necessariamente negativos em nossa vida, mas necessarios para o nosso crescimento, amadurecimento. Sao o despertar para que haja transformacao em nos!
    A forma como enfrentamos as barreiras que aparecem pelo nosso caminho, depende exclusivamente das decisoes que tomamos, das escolhas que fazemos e o quanto estamos abertos a aprender e a absorver esse aprendizado para que possamos estar sempre em transformacao, assim como o ciclo da vida!

    ResponderExcluir
  4. Adriana e fãs (como eu),

    Na minha humilde opinião, obstáculos são o preço das nossas conquistas. Existem para que avaliemos o quanto desejamos nossos objetivos e, querendo muito, aprendamos a contorná-los para seguir em frente. Não querendo tanto, podemos redirecionar nossos passos...

    Outro aspecto dos obstáculos que me chama a atenção é a capacidade de surpreenderem, de surgirem do nada, de crescerem quando nada se dá por eles. São, sob esse aspecto, lição de humildade quando nos achamos senhores da nossa própria vida...

    Frente aos obstáculos, é preciso recomeçar, persistir, inventar e nos reinventar. É preciso entender os ensinamentos de cada um dos obstáculos, internalizar sua aplicação na própria vida, e, como prega um filme de animação muito querido por mim, "seguir em frente" (A família do futuro - Meet the Robinsons, Disney-Pixar, USA, 2007).

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nica,
    Que bom te ver por aqui.
    Eu decidi estar aberta, e esse espaco eh uma das provas disso. Como resultado, confirmando sua teoria, esta vindo muita transformacao junto.
    Obrigada por estar comigo nessa!
    Beijos com saudades.

    ResponderExcluir
  6. Oi Evandro (e demais fas - tenho que me acostumar com isso, rsrsrs.....)
    Posso dizer que um dos meus antigos obstaculos era escrever. Parece que estou conseguindo contorna-lo bem. Fico muito feliz de dividir minhas experiencias com todos que estao passando por aqui, e mais feliz ainda quando voces participam enriquecendo ainda mais nao soh esse espaco como nossas vidas.
    Beijos, abracos e sorrisos a todos!

    ResponderExcluir