domingo, 8 de julho de 2012

Cuidados


por Oscar Gama Filho


     Só é seu aquilo que você ajuda ou de que cuida. Pode ser uma casa, um carro, uma pessoa, um livro, um amor ou a sua vida. Aplica-se a tudo.  Se você cuida de estudar ou de trabalhar, eles serão seus. Se você cuida de uma árvore, planta-a e poda-a, ela será sua e o amará. Se você cuida de beber ou de se drogar, a bebida será sua e sua vida se tornará uma droga. 

     O ser humano só consegue se sentir bem quando olha para trás e vê o que amealhou  em sua existência, cuidando e ajudando pessoas ou empenhando-se em  boas obras. Toda regra tem exceção: quem cuida e ajuda apenas a si mesmo perde a si mesmo e cai no vazio, pois somos seres relacionais e no outro está a nossa razão de existir. 

     Quem ajuda ou ora por alguém está ajudando e orando por si mesmo. Banhados no exemplo de Jesus, homens santos, como  Buda, Gandhi, Martin Luther King, Chico Xavier, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce e São Francisco, cuidaram e ajudaram, perdendo a si mesmos para ganhar a humanidade verdadeira: dissolveram-se no todo, fortalecendo-se e eternizando-se no que jamais perecerá, para ganhar a paz da perda de sua individualidade. Viveram coletivamente, ganhando assim a vida eterna. As pessoas não gostarão de nós pelas nossas belas palavras, mas pelo grau de ajuda e de cuidado que envolvemos no processo relacional. Nem nós gostaremos de nós mesmos se assim for. 

     Muitas pessoas falam bonito. Poucas cuidam ou ajudam seja o que for. Nada sou, mas serei seu se você cuidar de mim. Se me deixar cuidar de você, como você gosta que eu faça, serei mais seu ainda. Se você tentar cuidar de todo mundo, o mundo todo será seu e aquilo que você é de verdade jamais lhe será arrancado.


Oscar Gama Filho                                                      
Itaparica, 16 de junho de 2012
Publicado no caderno Pensar, de  A Gazeta, Vitória, ES, p. 9, em 7/7/2012.


Um comentário: